segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Matéria Século Diário

28 de Abril de 2008





por Felicia Borges

Produzir, dar acesso, democratizar a comunicação. É com este objetivo que está sendo criado na Barra do Jucu, em Vila Velha, o projeto De Butuca. O lançamento acontece no próximo dia 6 de maio e as oficinas começam no dia 8. Para participar, o requisito é ter boas idéias e interesse pelo audiovisual.Os encontros vão acontecer duas vezes por semana, às terças e quintas-feiras, das 14h às 17h, na Casa da Cultura e Cidadania da Barra do Jucu. O resultado do projeto será a produção de vários documentários no formato digital que tratem da temática específica da Barra do Jucu.



Os oficineiros e criadores do projeto são dois moradores da Barra, Sandro Juliati, sociólogo e músico (vocalista da banda Mukeka di Rato), 31 anos, e Fabíola Melca, estudante de audiovisual e produtora cultural, 25 anos.Segundo Fabíola, o projeto vai ter duas oficinas, divididas em dois módulos, cada um com duração de três meses, totalizando seis meses. "Em cada ciclo a gente vai formar um grupo de 15 pessoas para estudo e experimentação de documentário", explica Fabíola, que diz já ter entre os inscritos estudantes, pescadores, pessoas jovens ou com mais idade. Aliando sempre teoria e prática, o De Butuca vai proporcionar dois debates, um sobre a Realização de Vídeo e Comunicação e outro sobre Arte, Sociedade e Audiovisual. Além das oficinas, que vai dar orientação desde a captação da imagem, passando pela realização de um roteiro, produção e discussão de linguagem, até a edição, o projeto ainda prevê a realização do Cineclube De Butuca, com uma sessão pública mensal de exibição de cinema e vídeo, com produções locais e nacionais, e um DVD a ser lançado no final de 2008 com as produções do grupo."É um projeto de acesso às novas tecnologias. É incrível você ter uma câmera, não necessariamente com uma qualidade ótima, e você consegue realmente realizar coisas. Tem também a internet. É um momento muito propício para realizar um projeto como esse. Ele não surgiu do nada, a gente não está inventando nada, estamos seguindo o fluxo", diz Fabíola.A intenção do projeto é, mais do que facilitar que as pessoas tenham acesso aos meios, fazer também com que elas tenham voz. "Os grupos menores têm que ter esse acesso, têm que ter oportunidade de dizer o que quiser, seja qual for o tema. O projeto quer contribuir com a diversidade de olhares", define.



Serviço:



O De Butuca é realizado pela Quintal Móbile Vídeos e pelo Núcleo de Práticas Comunitárias - Casa da Mulher, que está cedendo os equipamentos. As inscrições podem ser feitas pelo e-mail barradebutuca@gmail.com, pelos telefones (27) 3244-5971 (Casa da Cultura) ou 3244-6946 (Fabíola ou Sandro) e na Casa da Cultura e Cidadania, Rua Vasco Coutinho, na Barra do Jucu. As inscrições se encerram no dia 6 de maio, às 19h, quando acontece o evento de lançamento do projeto, com exibição de vídeos e exposição fotográfica na Casa da Cultura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário